A professora da rede estadual de ensino de Mogi das Cruzes Maria Lourdes da Silva encontrou uma forma criativa para ensinar aos seus alunos a disciplina de Filosofia. Baseado no filme dos Vingadores, a professora criou um jogo para eles aprenderem de forma lúdica os conceitos dos filósofos da humanidade, como Aristóteles e Platão. Tudo isso a partir das características dos personagens, como Capitão América, Hulk, Homem de Ferro, Homem Aranha, Capitã Marvel, o cruel Thanos, dentre outros.
Os 37 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Rodrigues Gonçalvez, no bairro do Rodeio, foram os primeiros a participarem do jogo - que será feito com turmas de outras escolas onde a professora dá aula. "Eu creio que a educação atual passa por uma transformação e, por isso, temos nos reinventar na sala de aula, principalmente em disciplinas como a Filosofia. O maior desafio é atrair o interesse do aluno. É um conteúdo denso que pode criar apatia dos jovens. Então, eu trago a biografia dos principais autores, explico o contexto, mas tenho que conectar isso com a realidade e torná-la prática", explicou.
O enredo do jogo foi inspirado no filme "Vingadores - Guerra Infinita". Para jogar, a turma foi dividida em dois grupos: o time de Vingadores e o grupo de Thanos. Assim como no filme, as equipes devem responder ao máximo de questões corretamente para terem acesso às "Jóias do Infinito", que contam pontos. Na sala de aula, a professora improvisou no chão um "tabuleiro" tamanho real, onde os alunos jogadores vão avançando as casas conforme respondem às perguntas filosóficas. "O jogo trabalha temas presentes nos filmes, como a coragem, temperança, lealdade e humanidade. Gostei muito do resultado".