Os mogianos aproveitaram o último dia para pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto, ontem. As lotéricas e agências bancárias ficaram movimentadas por quem quis regularizar seu imóvel.
Quem optou pelo pagamento à vista teve 5% de desconto. O contribuinte que estava em dia com o imposto até 1º de novembro de 2019 teve direito a mais 5%, totalizando um abatimento de 10% neste caso.
O IPTU sofreu apenas atualização da inflação, de 2,54%, menor aumento do tributo dos últimos 12 anos. Mesmo assim, o valor ainda incomoda alguns proprietários. A dona de comércios, Adenise Santana Rodrigues Mota, 39 anos, contou que paga seis IPTUs diferentes. "Como pago essa quantidade o valor é alto, acabo parcelando e mesmo assim fica muito caro", reclamou.
O vendedor ambulante Eufrazio Gomes, 47, disse que também pagou mais de um IPTU. "Eu pago dois tributos todo ano, pois tenho dois imóveis. Sempre pago parcelado, pois o IPTU está muito alto", disse Gomes. Segundo o vendedor, foram mais de 20 minutos para conseguir pagar a conta, pelas longas filas que se formam.
Segundo a Secretária Municipal de Finanças do município, neste ano, mais de 21% do total de carnês de IPTU tiveram o pagamento confirmado até a última quinta-feira, totalizando 29.911 carnês pagos de maneira antecipada. De acordo com balanço do órgão, 16.536 foram quitados em parcela única, aproveitando o desconto de até 10%. Outros 13.375 referem-se ao pagamento da primeira parcela.
*Texto supervisionado pelo editor.