A Prefeitura de Suzano vai dar início nesta quarta-feira à Operação Cata-Treco. O projeto-piloto vai contemplar cinco bairros em duas etapas, sendo a primeira no Jardim Imperador, Cidade Cruzeiro do Sul e Jardim Márcia, enquanto que a segunda vai ocorrer no Suzanópolis e Jardim Monte Cristo. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até sábado.
A partir das 8 horas de quarta-feira, um caminhão carroceria graneleira específico para cata-treco estará no Jardim Imperador, passando por todas as ruas do bairro. No dia seguinte, o Jardim Márcia e Cidade Cruzeiro do Sul serão contemplados. Ao fim, operação acontece no Suzanopólis e no Monte Cristo, sendo concluído às 17 horas de sexta-feira.
Para o sábado, o caminhão segue entre 8 e 12 horas na região do Jardim Imperador e, à tarde, das 13 às 17 horas, o serviço será realizado na região do Monte Cristo. Os trabalhos podem sofrer alteração de horário conforme a demanda do local. "A expectativa é de que o serviço seja aderido pela população, que terá oportunidade de destinar ao recolhimento os móveis, eletrodomésticos e outros objetos em desuso. A iniciativa visa evitar o descarte irregular desses materiais em rios, córregos, estradas, espaços públicos e terrenos baldios", explicou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O serviço deve se consolidar como uma atividade fixa no município, com atuação de segunda-feira a sábado, das 8 às 17 horas. O trabalho deve abranger a cidade toda, conforme cronograma estabelecido, sendo que cada localidade será comunicada sobre a passagem do caminhão. Após a coleta do material, o conteúdo deverá ser destinado ao ecoponto do Parque Maria Helena para o devido trabalho de seleção e reciclagem.
Vale lembrar que o município também conta com dois ecopontos para o recebimento de pequenos volumes de resíduos sólidos. A entrega voluntária pode ocorrer na unidade Parque Maria Helena, que fica na rua Antônio Francisco dos Santos, 186, destinada ao recebimento de entulhos de construção, móveis e equipamentos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas, baterias e latas de tinta vazia. Já o ecoponto Boa Vista, localizado na rua Vitor Miguelino, 553, recebe apenas pneus.
A prefeitura ainda trabalha a coleta seletiva solidária, por meio da Central de Triagem de Resíduos, que fica na rua Biotônico, 1.900, no Jardim Colorado, e da Cooperativa Univence. Uma segunda unidade de triagem é construída no Miguel Badra, com 80% do cronograma de obras executado. Para mais informações sobre reciclagem, ecopontos e transporte de resíduos da construção civil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pode ser consultada pelo telefone (11) 4745-2265.