Os alunos matriculados nas escolas estaduais de Mogi das Cruzes iniciaram ontem mais um ano letivo que promete muitos aprendizados. Neste período, muitos estudantes ficam animados para retomar o contato com os amigos e os professores da turma. Por outro lado, alguns se sentem ansiosos pela mudança para uma nova escola, quando tudo passa a ser diferente.
Este é o caso da aluna Érica Regis, de 15 anos, da Escola Estadual Francisco Ferreira Lopes, localizada em Mogi. Ontem, foi o primeiro dia de aula na nova escola e a expectativa era positiva. "Na outra unidade que eu estudava, os alunos não tinham muitos recursos e isso me prejudicou bastante ao longo do ano. Mas agora, nesta nova escola, eu estou confiante de que vou conseguir aprender muito mais", disse.
Para o aluno Gabriel Pereira Brandão, 16, a parte mais difícil nessas mudanças é fazer novas amizades. "Eu estou na mesma escola e com a minha turma há dois anos, e, agora, serão três. Gosto muito desta unidade escolar porque o ensino é bom e os meus amigos estão todos por aqui. Acho muito complicado quando temos de mudar de escola e recomeçar as amizades", afirmou.
Por outro lado, o aluno Gabriel de Lucca Oliveira, 16, contou que estava ansioso para voltar às aulas. "Eu estava animado, apesar de ter curtido bastante as minhas férias, passeando e viajando. Espero que este seja um ótimo ano, quero me desenvolver ainda mais e conseguir passar nos vestibulares do final do ano", finalizou.
Outra escola muito próxima à Francisco Ferreira Lopes é a Escola Estadual Leonor de Oliveira Melo, onde muitos alunos aproveitaram o primeiro dia de aula mesmo com o tempo chuvoso. O estudante Rian Lima Nascimento, 11, estava acompanhado da mãe e demonstrou felicidade. "Eu estou bem animado com o primeiro dia, esta escola é nova para mim e logo eu farei novos amigos também", garantiu.
*Texto supervisionado pelo editor.