A primeira reunião do projeto Campo Seguro, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes, será no bairro da Capela 11. A iniciativa, que faz parte do programa Mogi é Agro, reúne membros do poder público e da sociedade civil para um diálogo aberto sobre a segurança rural na cidade. O encontro será na próxima quarta-feira, dia 5, às 19 horas, na Associação Sul de Mogi das Cruzes, na Estrada Mogi-Bertioga, km 11.
As reuniões do projeto são bimestrais e realizadas em polos importantes da zona rural da cidade. O objetivo é identificar as demandas e buscar soluções para os problemas apontados. "Este diálogo franco e transparente entre os produtores e moradores da zona rural tem gerado resultados positivos, contribuindo para as ações que temos feito em prol da segurança da cidade", disse o prefeito Marcus Melo. A cidade conta com a Patrulha Rural,
Em 2019, foram realizadas seis reuniões com mais de 300 participantes. Participam dos encontros moradores, produtores, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil, Polícia Civil Ambiental, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança, Guarda Municipal (Patrulha Rural), Secretaria de Agricultura, Secretaria de Serviços Urbanos e a Câmara Municipal.
Os principais temas discutidos foram invasões e parcelamento de solo, furto de fios e equipamentos e desrespeito à Lei do Silêncio. Por meio da iniciativa foi formada uma força tarefa para o contingenciamento de ocupações irregulares, que conta também com as secretarias municipais de Verde e Meio Ambiente e Planejamento, a Coordenadoria de Habitação, a CETESB e o Ministério Público.
Por meio do programa Mogi é Agro, que visa fortalecer e desenvolver o agronegócio mogiano, a questão da infraestrutura da zona rural também conta com a iluminação rural e o projeto Novos Caminhos para o monitoramento e manutenção das estradas vicinais em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Mogi das Cruzes tem cerca de 1 mil quilômetros de estradas, que foram identificadas após um mapeamento.