No próximo dia 9 de agosto (sábado), a Gerando Falcões realiza a apresentação cultural "Luz, Câmera, Ação!", um festival de curtas-metragens produzidos integralmente pelos alunos do projeto. A exibição acontece às 11h, no CEP Prof. José Antônio Bortolozzo (rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel), em Poá, com entrada gratuita e acessibilidade garantida.  

O evento transforma o palco em tela e convida o público a mergulhar em um universo de histórias criadas, roteirizadas, atuadas e dirigidas por jovens artistas da periferia. As produções abordam temas como ficção, crítica social, humor e poesia, sempre a partir de vivências reais e olhares potentes sobre o cotidiano.  

Durante o processo criativo, os alunos se dividiram em grupos para explorar áreas como direção, fotografia, montagem de roteiro, audiovisual e edição. A proposta é despertar talentos, incentivar o protagonismo e ampliar repertórios artísticos.  

Stella Gomes, professora educadora e responsável pela iniciativa, destaca que o verdadeiro desafio vem, principalmente, para os alunos mais velhos de demonstrar a diferença de atuação para o audiovisual. "Ao mesmo tempo foi gratificante ver sua dedicação com a linguagem, na criação de roteiros, improvisar materiais para simular o ambiente de um set de filmagem, como o uso de cortinas para fazer o chroma-key. Inclusive, a turma infantil entendeu o ritmo, gravou do celular e se autodirigiu. Estou ansiosa para ver a reação deles se vendo pela primeira vez no telão." 

Os Polos Culturais da Gerando Falcões já disponibilizaram as informações das próximas apresentações de agosto até dezembro, que envolve espetáculos abertos a toda a comunidade para mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos, educadores e equipe. O acesso pode ser feito aqui: https://polosculturais.gerandofalcoes.com/#agenda 

 

Serviço

Evento: Luz, Câmera, Ação! – Festival de Curtas dos Alunos do Polo Cultural Poá
Data: 09 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 11h
Local: CEP Prof. José Antônio Bortolozzo
Endereço: Rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel, Poá 
Acessibilidade: Rampas de acesso, espaço reservado para cadeirantes e pessoas com baixa visão, além de intérprete de Libras para pessoas com deficiência auditiva
Entrada gratuita