A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária de quarta-feira, dia 2 de julho, a Moção de Aplausos nº 117/2025, de autoria do vereador Edson Santos (PSD), que homenageia os atletas Rogerinho R9 e Kleytinho. Jogadores do Corinthians Mogi e da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados, eles foram reconhecidos pela conquista do Campeonato Nacional de Futebol de Amputados da Colômbia.
A Moção, aprovada em única discussão e votação, expressa “Votos de Aplausos e Congratulações” aos atletas mogianos. O texto ressalta a importância da conquista inédita e invicta, que elevou o nome da cidade no cenário esportivo continental. “Mais do que uma conquista esportiva, foi uma demonstração de superação, orgulho e excelência”, consta na Moção, que reconhece Rogerinho e Kleytinho como símbolos da força de Mogi das Cruzes.
A homenagem visa inspirar futuras gerações de atletas a perseguirem seus sonhos, mesmo diante de desafios.
Rogerinho, artilheiro da competição com seis gols e seis assistências, e Kleytinho, maestro em campo com visão de jogo e três gols, foram peças fundamentais na conquista do título. Além do campeonato, os atletas também garantiram a primeira classificação da equipe colombiana para a Libertadores da modalidade, que será disputada no Brasil.
“Temos que valorizar o esporte que eleva o nome da cidade de Mogi das Cruzes. Hoje, Rogerinho e Kleytinho estão representando o Brasil em um time da Colômbia e estão sendo vitoriosos, o que cada vez mais orgulha o nosso município”, afirmou Santos.
“O Rogerinho é a maior referência e quem melhor representa a cidade de Mogi das Cruzes. É notável tudo o que ele tem feito por nós, pelo Corinthians e pelo município. Pode contar sempre conosco”, complementou o presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL).
Referências
Além do feito esportivo, Rogerinho e Kleytinho são referências nacionais no trabalho de inclusão por meio do esporte. Fundadores e líderes do Projeto Rogerinho R9 – Inclusão e Superação, com 16 anos de atuação, os atletas têm transformado vidas de pessoas com deficiência através do futebol de amputados.
“Eu fico muito feliz de receber um reconhecimento como esse. Afinal desde o convite para esse campeonato até agora está sendo um marco muito grande para minha vida e minha carreira na modalidade. Só tenho a agradecer a Deus, minha família e meu amigo Rogerinho por mais essa realização", destacou Kleytinho.
A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos, representantes do esporte e autoridades locais, e reforçou o papel do esporte adaptado como ferramenta de transformação social.
"Com 16 anos de história, o projeto promove a inclusão social de pessoas com deficiência física por meio do futebol adaptado, criando oportunidades e dando visibilidade à luta por acessibilidade, respeito e igualdade", comentou Rogerinho R9.