A 1ª Exposição Nacional de Micro-Orquídeas e Orquídeas reuniu no último final de semana, no Pró-Hiper, no Mogilar, cerca de 3 mil pessoas. O público participou de palestras e pôde conferir a exposição inédita de micro-orquídeas. O evento, realizado pela primeira vez na cidade, foi uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Asdetur - Associação dos Empresários de Turismo Rural de Mogi das Cruzes com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
No espaço, foram expostas e vendidas orquídeas, plantas ornamentais, suculentas e insumos, além das opções da praça de alimentação. "Tivemos um grande público nestes dois dias de evento, em que apresentamos a grande variedade de orquídeas e microorquideas produzidas na cidade e levamos informações para os consumidores", avaliou o secretário de Agricultura, Renato Abdo.
Referência mundial no cultivo de micro-orquídeas e membro da Asdetur, Masuji Kayasima, destaca a importância da exposição. "Recebemos muitos visitantes e até retorno de pessoas de fora do Brasil. Este tipo de exposição é inédita no Brasil e no mundo, as micro-orquideas não existem na Europa e na Ásia. A maior concentração está na Serra do Mar. Nosso objetivo foi mostrar o que temos, um patrimônio que não é só nosso, é do Brasil e vem sendo degradado", disse.
O evento recebeu expositores de Campos do Jordão, Jundiaí, Grande São Paulo e Biritiba-Mirim, além de visitantes de diferentes regiões de São Paulo e Mato Grosso. O público participou de palestras sobre fotografia, cactos e suculentas e cultivo de micro-orquídeas. Mogi é líder nacional na produção de orquídeas e hortênsias. No município são produzidas mais de 2,5 mil variedades de plantas ornamentais.