O vereador Hodirlei Martins Pereira (Cidadania), o Mineiro, cobrou providências à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em relação às condições de trabalho dos coveiros. O parlamentar questionou a administração municipal sobre o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de uniformes apropriados.
No fundo, Mineiro quer saber do setor competente quais tipos de proteção estão sendo oferecidos, tendo em vista que esse profissional trabalha em ambientes que podem apresentar riscos biológicos. "Os sepultadores são auxiliares nos serviços funerários e, portanto, merecem uma atenção especial", diz Mineiro.
Em relação ao uniforme, o vereador solicitou a quantidade fornecida para cada profissional, as condições de uso das roupas e a frequência das trocas, bem como, quantos e quais são os itens de EPIs existentes nos cemitérios da Saudade, no Jardim Bela Vista e no Parque do Cambiri.
Em resumo, o vereador questionou quais tipos de cuidados especiais existem por parte da administração com esses profissionais, já que exercem atividade a céu aberto e, ao mesmo tempo, expostos ao sol, ou seja, a alta temperatura e, portanto, sujeito a incidência de raio ultravioleta. Com isso, os coveiros podem contrair o câncer de pele. "Além disso, outro aspecto relevante é o peso envolvido na função, porque abrir a cova e carregar o caixão também trazem riscos à saúde", concluiu.