Dois possíveis locais para a implantação de um Centro de Inovação e Tecnologia (Citec), em Mogi das Cruzes, estão sendo estudados. Uma das localidades para a instalação da unidade, que poderá unir serviços de empresas estaduais e municipais da cidade, visando a desburocratização e melhorias no sistema interno das companhias, é a avenida das Orquídeas, em Braz Cubas, ou no centro, próximo ao Terminal Central.
O Centro de Inovação Tecnológica é um local que integra empresas e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica destes empreendimentos, possuindo espaços de interação para auxiliar no desenvolvimento dos setores econômicos da cidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes, Clodoaldo de Moraes, a unidade que está sendo estudada visa fortalecer e estimular os processos locais e regionais em prol do desenvolvimento municipal e da competitividade das empresas. "A prefeitura vem avançando nas tratativas para implantar o Centro de Inovação na cidade, com o intuito de fomentar e atrair investidores'', apontou.
Para o coordenador do Polo Digital, que fica localizado em César de Souza, Rodrigo Garzi, o Centro de Inovação é uma maneira de modernizar as empresas da região, com trocas de experiências e auxílio direto durante a fase incubação, sendo um conceito parecido com o do Polo Digital.
Segundo Garzi, uma das diferenças entre o Citec e o Polo Digital é a integração de certos tipos de empresas. O Polo Digital é designado para startups que queiram colocar as ideias em prática, buscando soluções inteligentes e inovadoras para a cidade, como prestadoras de serviços, tendo auxílio em sua maneira de desenvolver o produto.
Já no Centro de Inovação, a incubadora também existe, mas para empresas que já estão estabelecidas e que procuram novas formas de ampliar e de se desenvolver cada vez mais no mercado, tendo também prestadores de serviço de Marketing Digital, desenvolvimento de software, laboratórios de criação, entre outros.
"Você vai ter todo um preparo para que as empresas do Citec, que estão estabelecidas na unidade, consigam se relacionar entre elas, para que todas tenham oportunidades de crescer cada vez mais'', disse.
*Texto supervisionado pelo editor.