Pouco mais de dois meses após entrar em operação, o Sistema Digital de Aprovação vem atraindo a atenção de profissionais de outras cidades. Ontem, funcionários da Prefeitura de Bertioga estiveram na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo para conhecer o funcionamento do sistema. Na terça-feira, foi a vez do secretário Claudio de Faria Rodrigues receber uma equipe de servidores da cidade de Itapira. Em comum, todos destacaram o aumento na agilidade da tramitação e aprovação dos processos como um fator positivo do novo sistema.
"Recebemos os colegas de Bertioga e de Itapira e comentamos as vantagens do sistema digital em comparação com a tramitação tradicional. Tudo o que nós havíamos previsto realmente está ocorrendo: mais rapidez na tramitação, além de economia de papel e de tempo por parte dos servidores. Explicamos a eles como foi o processo de implantação e tiramos todas as dúvidas", disse Rodrigues, que esteve acompanhado nas reuniões pela secretária-adjunta Nídia Cristóforo, pelo diretor José Dias e pelo chefe de divisão, Ernando Martos.
Com a novidade, desde o dia 2 de setembro todos os processos tramitam pelo sistema digital, que pode ser acessado pelo site da prefeitura e tem fácil navegação. O profissional dá entrada no processo e o material passa a ser analisado pelos técnicos. Os documentos e complementos solicitados são inseridos igualmente de forma digital. Arquitetos e engenheiros podem fazer isso em casa, em qualquer horário, mesmo estando em outra cidade ou Estado.
Uma reforma de imóvel, que levava 45 dias para ser aprovada, agora sai em oito dias. Já um projeto de construção de imóvel baixou de 60 para 11 dias. Um alvará de cemitério agora pode ser obtido em três dias - antes eram necessários 15.