O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado anteontem, em todo o país. O caderno de questões foi composto por 45 perguntas de múltiplas escolhas relacionadas à Ciências da Natureza e suas Tecnologias e mais 45 questões sobre Matemática e suas Tecnologias. A primeira fase foi realizada dia 3, composta por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, somando um total de 90 questões.
Para o estudante Fabricio Policarpo, de 19 anos, que almeja uma vaga no curso de Artes Cênicas da Universidade de Campinas (Unicamp), esse ano a prova saiu do padrão de abordagem dos anos anteriores. "Achei uma das provas mais difíceis dos três anos que fiz, estava com uma abordagem diferente. Apesar de difícil, acertei mais questões esse ano, estou esperançoso", destacou.
Por outro lado, para o estudante Iago Victor de Carvalho Soares, 20, que possui facilidade com disciplinas de Exatas e pretende entrar para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) a segunda prova foi fácil. "Gosto de matemática, então para mim estava confortável. A prova não estava muito conteudista, estava mais didática". Soares diz ainda que é necessário manter a calma na hora de responder as questões. "A prova exige paciência e resistência. Tem que reler as questões e, principalmente, ler com calma", finalizou.
Ao todo 3.709.809 candidatos dos 5.095.388 inscritos compareceram para realizar a prova, já os ausentes somam 1.385.579, o que representa 27,1%. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2019 registrou o maior percentual na história de presentes na segunda etapa do exame, apresentando um índice de 72,8%. No Alto Tietê o número de inscritos foi de 34.215, sendo Mogi das Cruzes a cidade da região que mais teve candidatos registrados, um total de 10.648, segundo o Inep.
Está previsto para amanhã a liberação dos gabaritos oficiais dos cadernos de questões. Já o resultado individual será divulgado em janeiro do ano que vem e em março a nota dos treineiros e a vista pedagógica da redação serão reveladas.
(*Texto supervisionado pelo editor.)