Foi prorrogado até sexta-feira o prazo para que alunos, professores e gestores da rede estadual respondam aos questionários sobre o clima escolar. Eles integram o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), da Secretaria de Estado da Educação. No Alto Tietê, 215 escolas devem ser avaliadas.
Os questionários são direcionados a cada um dos públicos e baseados em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos. O objetivo é gerar dados que traduzam o clima e a vulnerabilidade de cada escola para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE).
Cada um dos questionários tem cerca de 50 perguntas, e necessita de 15 a 20 minutos para ser respondido. A pesquisa foi elaborada por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado à Unesp, com apoio da Fapesp e da Fundação Lemann.
O diagnóstico de cada escola será estruturado pela Secretaria a partir dos resultados dos questionários e devolvidos às unidades ainda no mês de dezembro. Os dados vão gerar insumos para que as escolas desenvolvam e discutam a implementação do MMCE durante o planejamento escolar do ano letivo de 2020.