"Esse programa mudou a minha vida para melhor". O relato da dona de casa, Leila Arlinda de Oliveira, 41 anos, que morou na rua por três meses, há 20 anos, refere-se ao programa Bolsa Família, do governo federal, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Leila faz parte das 46 mil famílias inscritas no Cadastro Único, em Mogi das Cruzes, que possibilita a entrada em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e Amigo Idoso.
A atual dona de casa se viu 20 anos atrás morando nas ruas de Mogi, por consequência de um término de relacionamento e também por ter ficado desempregada. Com um filho recém-nascido, Leila passou boa parte do tempo nas ruas tentando sobreviver, quando encontrou representantes da Assistência Social da prefeitura, que auxiliaram a moradora.
Com o apoio do Executivo mogiano, Leila conseguiu se cadastrar no programa do Bolsa Família e, assim, começou uma nova vida com nova oportunidades. "Esse cadastro mudou a minha vida, pois com o primeiro repasse eu conseguir alugar um quarto para ficar com o meu filho, depois disso eu consegui superar minhas dificuldades e fui conquistando muitas coisas", disse.
Atualmente, Leila mora com dois filhos em uma casa na Vila Nova União e já utilizou o dinheiro do programa para comprar alimentos, eletrodomésticos e diversas outras coisas, que estão auxiliando em sua jornada.
Também a moradora do bairro do Taboão, Elide Filante Valtasso, 36, faz parte das 46 mil famílias registradas no Cadastro Único que, segundo a dona de casa, foi uma porta de entrada para determinar alguns rumos da sua vida. Há 15 anos, a dona de casa vivia na zona rural de Guarulhos, quando conseguiu uma oportunidade de morar em Mogi e recomeçar sua vida. No entanto, ao chegar na cidade, ficou sem apoio de familiares e começou a passar por algumas dificuldades financeiras.
Segundo Elide, a própria equipe da Assistência Social procurou sua família para a auxiliar no cadastramento do Bolsa Família. "Eles viram minha situação e começaram a me ajudar com todo o processo para conseguir fazer parte do programa. Graças a Deus, eles me ajudaram, pois foi um momento bem difícil na minha vida, que eu consegui superar", agradeceu a moradora.
Elide mora com seus seis filhos, que têm de 2 até 15 anos, e faz parte do programa Bolsa Família, que auxilia a família a pagar a conta de luz, as despesas com comida e roupas.
*Texto supervisionado pelo editor.