A maioria dos moradores entrevistados pela reportagem do Mogi News, estão otimistas com as novas mudanças de trânsito que começaram a ser praticadas ontem pela manhã, na rotatória da praça Kazuo Kimura, mais conhecida como praça do habib's, no Mogilar. Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as intervenções buscam melhorar a fluidez no trânsito, do local que recebe 73.893 veículos por dia, sendo 8.925 veículos por hora nos períodos de pico.

Alguns moradores que estavam passando pela primeira vez no local, explicaram que já conseguem ver uma grande diferença no trânsito. Segundo a motorista, Mariana da Silva Reis, de 35 anos, as mudanças são favoráveis ao trecho, que gerava muito desconforto aos motoristas. “Esse pedaço era horrível em horário de pico, para nós motoristas, qualquer coisa que irá contribuir e facilitar a nossa vida no trânsito é muito bem vinda”, disse.

Na rotatória foram implementados uma nova faixa na rotatória, que passou de duas para três e o mesmo aconteceu no sentido bairro da avenida Francisco Rodrigues Filho em frente ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone.

Um dos pontos mais citados pelos motoristas, são as entradas da avenida Francisco Rodrigues Filho, em frente ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, e da avenida Yoshiteru Onishi que ganharam novos semáforos, que já estão sincronizados com os já existentes.

A motorista Helaine Fernandes de Souza, 46, gostou das mudanças de semáforo que já estão funcionando nas entradas das avenidas. “Está sendo ótimo com esse novo semáforos, pois os motoristas acabam respeitando mais, e em horário de pico, esse ponto ficava uma bagunça, pois antes ninguém respeitava”.

Também foram implementadas 17 rampas de acessibilidade, adequações geométricas, três novo abrigos de ônibus e duas faixas de pedestres. A moradora Vera Lucia Barberino, 61, disse que sempre morou próximo à rotatória, mas só conseguiu identificar uma segurança na passagens de pedestres, após essas novas mudanças.

Segundo o secretário de Transportes, José Luiz de Almeida, um gradil também será implantado para auxiliar a passagem dos pedestres. “O que está sendo feito aqui neste trecho é para aumentar a segurança dos moradores, pois com essas mudanças nós eliminamos todos os sete pontos de conflito que o trecho possui’’, destacou o secretário.

O prefeito em exercício Juliano Abe (MDB) acompanhou o início das operações e apontou que o trecho possui mais fluidez e, principalmente, mais segurança para os motoristas, devido aos estudos de tráfego que são realizados por conta da capacidade técnica que a Secretaria de Transporte tem.

*Texto supervisionado pelo editor.