Aproximadamente 34 mil inscritos devem participar hoje do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), somente no Alto Tietê, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município com o maior número de participantes é Mogi das Cruzes, que teve cerca de 10 mil inscritos.
A prova que avalia os conhecimentos do Ensino Médio será realizada em duas etapas, hoje e no próximo domingo. Na primeira data será realizada a prova com questões de Ciências Humanas e a redação. Já no segundo domingo, serão repassadas questões de Ciências da Natureza e Ciências Exatas.
Os estudantes Brenda Amaro, de 17 anos, Mariana Cali, 18, Davi Mazawa, 18, e Letícia Almeida Faberge, 18, explicaram que ficaram pelo menos um ano estudando para o exame, que é considerado como uma porta de entrada para diversas universidades do país.
Segundo o grupo, eles passaram por diversas aulas de cursinho, plantões de dúvidas, aulas online, simulados e diversas outras maneiras que auxiliarão os jovens na realização do exame. "Nós estudamos quase 12 horas por dia, de segunda a sexta, para focar totalmente no Enem e em outros vestibulares. A pressão é bem grande, pois isso pode decidir o nosso futuro'', disse a estudante Letícia.
O número de participantes do Alto Tietê desta edição é 15,3% menor do que o número registrado no ano anterior, pois em 2018, 40.412 pessoas efetuaram os cadastros, e neste ano, o total é de 34.215. Somente em Mogi, a redução é de 10,7% do que no ano anterior, sendo 11.926 pessoas em 2018 e 10.648 neste ano.
No entanto, a diminuição do número de inscritos não é um ponto negativo, pois, segundo o professor Renato Lemes Junior, o volume de pessoas inscritas está cada vez mais próximo da quantidade dos que realmente participam dos exames.
Muitos inscritos acabam não comparecendo por diversos fatores externos. Um deles é o próprio planejamento do horário de deslocamento do candidato. O Inep divulgou diversas orientações. É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente e o documento original com foto. O participante também deve estar atento ao horário oficial da prova: às 12 horas será aberto o portão. O término do exame deve acontecer até às 19 horas.
Para quem precisar dos trens nas linhas 11-Coral e 12-Safira, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que o transporte vai operar com intervalos reduzidos devido à realização da prova, portanto, as composições circularão com intervalos médios de 12 minutos, das 8 às 14 horas nestes dois domingos de prova.
*Texto supervisionado pelo editor.