O Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes promoverá no sábado, no Suzano Shopping, uma campanha que visa incentivar o cadastramento de doadores de medula óssea. A doação é um ato voluntário de solidariedade que pode ajudar pacientes que aguardam o transplante compatível e têm nesse ato como o único meio da possibilidade de cura. A meta é chegar ao número de 400 inscrições com a ação que acontecerá das 9 horas ao meio-dia.
As informações foram transmitidas por meio de uma entrevista coletiva à Imprensa do Instituto na manhã de ontem, no centro de compras. Os requisitos necessários para o participar é ter entre 18 e 54 anos de idade e ser isento de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto.
É importante lembrar que a doação de medula óssea não deve ser confundida com a doação de medula espinhal. De acordo com o palestrante Reinaldo Gomes, muitas pessoas confundem as duas atividades e esse é um dos maiores impasses para a arrecadação.
Gomes acompanhou longos dias difíceis ao lado do filho diagnosticado com leucemia aos 17 anos e, após perdê-lo, se tornou uma das pessoas engajadas na luta por doações e conscientização sobre a medula óssea. "Muitos acreditam que é necessário retirar um líquido da espinha para a coleta de medula óssea, mas esta informação está completamente errada", afirmou. Na realidade, a medula óssea é retirada do interior do osso da bacia, segundo explicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No cadastro, uma pequena amostra de sangue será coletada para o exame de compatibilidade (HLA), que vai identificar o tipo genético. Os dados serão Incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), diretamente ligado ao Ministério da Saúde. Sempre que houver a busca por doadores, as informações serão cruzadas com as do paciente para identificar se há compatibilidade ou não.
A médica Valéria Valença, responsável pelo Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, também esteve presente na coletiva para explicar sobre o procedimento de doação da medula óssea.
(*Texto supervisionado pelo editor.)