Com cerca de 180 mil habitantes, o distrito de Braz Cubas - que completa 66 anos amanhã - ao longo do tempo cresceu e se desenvolveu em várias frentes, desde moradias, recebendo empreendimentos importantes de programas habitacionais, até estrutura viária, com parte da avenida das Orquídeas, obra do eixo Leste-Oeste da cidade. E não é para menos, já que cerca de 40% de toda população mogiana mora no distrito atualmente.
Além da Maternidade Municipal (veja matéria nesta página), outras melhorias estão sendo implantadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, como as câmeras de monitoramento voltadas à segurança do distrito. Os equipamentos, que são ligados à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) e monitorados pela Guarda Municipal, foram instalados em vias que fazem a ligação entre bairros e têm grande movimentação de pessoas, como as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, e Japão com Kaoru Hiramatsu.
Nesta última via, inclusive, foi entregue recentemente os aguardados empreendimentos Manacá, Maitaca e Tietê. Em parceria com os governos federal e estadual, a administração municipal entregou nos últimos dois anos, 820 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida no distrito, concretizaram o sonho da casa própria para mais de 3 mil mogianos.
Para comportar a crescente demanda populacional, novos serviços também foram disponibilizados, como a oferta de 790 novas vagas em creches. Isso porque o distrito receberá quatro novas unidades de educação infantil até 2020, além da ampliação do CEIM Wilson Salomão Cury, no Parque Olímpico, com unidades localizadas no Jardim Universo (rua Pref. Sebastião Cascardo), Jardim Aeroporto (Rua Turquia), Vila Estação (Rua Santa Vírginia) e Vila São Sebastião/Santos Dumont (Rua Dr. José Oswaldo Jardim de Azevedo).
"Braz Cubas tem recebido grandes investimentos da administração municipal nos últimos anos e, na atual gestão, demos início recentemente às obras da Maternidade Municipal, que desafogará a área em Mogi das Cruzes e será uma grande conquista no distrito. Além disso, a prefeitura tem investido em educação, pavimentação, transportes, segurança, entre outros setores, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Canudos
Com um investimento superior a R$ 110 milhões, a canalização do Córrego dos Canudos também foi realizada, além da implantação de saneamento básico, abertura da avenida Júlio Simões e a erradicação de áreas de risco. Com isso, famílias foram encaminhadas para moradias populares.