A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecerá amanhã no Alto Tietê e em todos o país, possui algumas regras que os participantes devem se atentar na hora de realizar a prova, como horário, pertences e documentos.
No dia do exame, é preciso tomar alguns tipos de cuidados, por isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou diversas observações aos participantes nos dois dias de prova. O participante deve estar atento às regras para não correr o risco de ser eliminado, nem de perder a prova. Uma das primeiras medidas é verificar o local do exame, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.
Para não ocorrer atraso, o estudante pode planejar um trajeto e verificar quanto tempo levará de viagem da casa até o local do exame. Caso o participante pegue o trem nas linhas 11-Coral e 12-Safira, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que o transporte irá operar com intervalos reduzidos devido à realização da prova. Os trens circularão com intervalos médios de 12 minutos, das 8 horas às 14 horas.
É obrigatório levar para a prova caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e o documento de identificação original com foto. O participante também deve estar atento ao horário oficial da prova. Às 12 horas será aberto o portão e ficará até às 13 horas. O término será até, no máximo, às 19 horas.
Participantes
Os jovens estudantes Brenda Amaro, de 17 anos; Mariana Cali, 18; Davi Mazawa, 18, e Letícia Almeida Faberge, 18, explicaram o nervosismo que toma conta na hora da prova. Segundo o grupo, o participante deve ter um equilíbrio entre os estudos e o descanso. "O nervosismo atrapalha, principalmente nesta etapa, mas quando eu começo a pensar na prova, eu tento ao máximo não ficar nervosa e ir me distraindo com outras coisas'', disse a estudante Mariana Cali.
O grupo que ficou um ano estudando para o exame explicou que hoje é o momento para relaxar, pois caso não haja um descanso, o participante pode se prejudicar, mas nada impede uma revisada no estudos para "refrescar" a memória.
*Texto supervisionado pelo editor.