Os alunos preparados para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá amanhã com as disciplinas de Ciências Exatas e Ciências da Natureza, estão ansiosos com mais uma fase do processo de concorrência para ingressar em uma universidade. O professor Renato Lemes Júnior contou que seus alunos inscritos no curso preparatório estão com grandes expectativas para o segundo dia de prova.
No Alto Tietê, são 34 mil alunos inscritos. Só em Mogi das Cruzes, 10 mil alunos realizaram inscrição.
"O primeiro dia do Exame é sempre o mais temido, principalmente porque os alunos precisam realizar a Redação, que tem um peso muito grande nas notas. No entanto, a segunda fase também deixa os estudantes bem ansiosos pelas questões das disciplinas exatas, como Matemática", disse. Em complemento, o docente afirmou que neste ano sentiu falta das questões sobre a Era Vargas.
Formada como tecnóloga em Moda, Carolyne Brito, de 21 anos, busca agora a graduação no mesmo curso e, segundo ela, o nível da primeira fase do Enem não estava difícil. "Acredito que na segunda etapa podem existir algumas pegadinhas nas questões de matemática, mas acho que não vai estar muito complicado. Até porque, as de perguntas de Língua Portuguesa estavam bem fáceis no domingo passado", relembrou.
Com a mesma opinião, Kaio Vinícius Campelo, 18, também achou as questões com o nível médio de dificuldade. "Quando eu fiz a prova, no ano passado, tinham questões que eu não havia aprendido no ensino médio, então achei bem difícil. Mas, neste ano, estava fácil. Inclusive, eu gostei muito do tema da Redação, apesar de muitos alunos terem considerado ruim", acrescentou.
É importante relembrar que mesmo os alunos que não fizeram o exame do domingo passado podem realizar a prova na próxima fase.
*Texto supervisionado do editor.