A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está dividindo a concessão do lote de rodovias paulistas em dois segmentos, sendo o primeiro denominado como Sistema Existente, composto pelos trechos rodoviários que atualmente não estão recebendo obras por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, o outro, Sistema Remanescente, representado por trechos sob intervenções do DER, que só será transferido à concessionária vencedora do certame após a conclusão de tais obras.
Atualmente, o trecho de Arujá da Mogi-Dutra
(SP-88) passa por trabalhos de duplicação, o que indica que a via será entregue à concessionária apenas após a conclusão dos trabalhos. Isso se tratando do trecho de Arujá da rodovia, o que não impediria a implantação, por parte da Artesp, do tão criticado pedágio, no
km 45 da rodovia.
Ainda de acordo com a Artesp, poderão ser integrados e incorporados ao sistema rodoviário novos investimentos que eventualmente se façam necessários no âmbito da concessão. Como parte das obrigações da concessionária vencedora, cabe a elaboração do levantamento detalhado do sistema rodoviário do lote, sendo que o levantamento apresentado pela Artesp constitui referência para fins de compreensão do escopo da concessão. "... sendo necessário às licitantes realizar, por conta própria e às suas expensas, levantamentos e aprofundamentos à mensuração das efetivas características técnicas, responsabilizando-se pelas condições consideradas para a formulação da proposta a ser apresentada durante a licitação", explica a Artesp, em anexo do contrato.