Alguns moradores do distrito de Jundiapeba foram surpreendidos ontem ao chegarem à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Jundiapeba e se depararem com os portões fechados. Na sexta-feira passada, a Prefeitura de Mogi das Cruzes havia anunciado o fechamento para a realização de obras.
A previsão de término da reforma é somente em maio de 2020.
Segundo o Executivo mogiano, os atendimentos estão sendo realizados nas outras duas unidades próximas: na Única de Jundiapeba, que fica localizada na rua Professora Lucinda Bastos, e no Pronto Atendimento (PA) 24 horas Jundiapeba, que fica na rua Vereador Nito Sona. A reportagem foi até os dois locais e encontrou os pontos lotados por pacientes que estavam esperando por consultas e atendimentos.
Mesmo com a transferência de atendimentos, os moradores do bairro de Jundiapeba que foram até a UBS, disseram que foram surpreendidos ao encontrar a unidade fechada. A desempregada Andréia Dias de Oliveira, de 28 anos, só ficou sabendo da reforma após conversar com a reportagem. "Eu vim aqui porque me ligaram falando que eu tinha uma consulta marcada com a médica nesta UBS, mas cheguei aqui e vi que estava tudo fechado. Poderia ter uma pessoa responsável por avisar os pacientes", lamentou. Segundo Andréia, por falta de informação, a moradora não conseguiu se programar para realizar a consulta em outra unidade.
A aposentada Guiomar de Oliveira Patricio, 62, também relatou falta de informação por parte da UPA de Jundiapeba. "Muitas pessoas de idade passam por aqui, por isso o fechamento da unidade atrapalha muita gente. Fora que eu vim aqui na semana passada e ninguém me avisou sobre as obras que ocorreriam aqui. Eu não tenho nada contra a realização da reforma que, com certeza,trará mais conforto aos pacientes, mas poderiam ter notificado a população''.
Melhorias
A reforma está sendo feita pela empresa Topus Terra, com um investimento total de
R$ 1.034.590,71, dos quais
R$ 399.977,00 são do governo Federal. As obras incluem serviços de manutenção, pintura completa e a ampliação dos espaços físicos existentes na unidade. De acordo com a prefeitura, está previsto também a criação de espaços separados para procedimentos diversos como curativo e vacina, além de uma sala para palestras.
*Texto supervisionado pelo editor.