Os conselheiros tutelares e suplentes eleitos no pleito promovido em Suzano no início de outubro começaram a receber, na tarde de ontem, a capacitação necessária para o desempenho das funções que irão assumir a partir de janeiro de 2020. O encontro foi realizado no Centro Unificado de Serviços (Centrus).
Participaram da aula inaugural a promotora da Infância e da Juventude de Suzano, Rita de Cássia Becca Imashita Sakai; o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Murilo Inocencio; o coordenador da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar (CECT), Carlos Araújo; e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas), Jaqueline Ferreira. Os trabalhos tiveram início às 16 horas.
A promotora do Ministério Público em Suzano elogiou a condução tanto do processo eleitoral realizado em 6 de outubro, tanto por parte dos candidatos quanto pela comissão organizadora, apresentando como um exemplo de cidadania e respeito para a região do Alto Tietê. Ela também reforçou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares no Sistema de Garantia de Direitos (SGD). "Os conselheiros tutelares são a porta de entrada e a prioridade para a rede do SGD, e devem estar prontos para atuar como garantidores do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde mais serão necessários. Devem estar prontos para atuar sem dúvidas", afirmou Rita.
O secretário parabenizou a todos os participantes pela atuação na eleição e ao Comdicas pela condução dos trabalhos, além de expor o trabalho realizado pela pasta no último ano. "Temos uma estrutura que é referência para muitas cidades em nossa região, e Suzano está retomando para ser um destaque no país na assistência social. Iremos trabalhar em conjunto no futuro para fortalecer ainda mais nossos vínculos com a sociedade", comentou Inocencio.
No total, serão 20 horas/aula, divididas em quatro dias de qualificação: ontem, hoje, 18 e 19 de novembro. O curso trata tanto do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto das atribuições, obrigações do dia a dia, entre outros temas. A capacitação é uma etapa eliminatória do processo de escolha de conselheiros e suplentes, sendo necessária a presença em 80% das aulas. A diplomação dos futuros titulares ocorrerá no dia 28, às 9 horas, no Anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, no centro).