Os casos de sarampo em Suzano continuam crescendo. O avanço da doença pode ser observado na comparação com os registros divulgados pela prefeitura. No dia 21 do mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que 20 pessoas haviam recebido o diagnóstico positivo de sarampo. Ontem, o número havia subido para 41 casos, o crescimento é de 105%.
A vacina está disponível nas 23 unidades de saúde para atualização de cadernetas e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira. Para prevenir a população, as equipes de saúde do município estão realizando diversas campanhas de vacinação. Ontem teve início a prevenção com foco em pessoas de 20 a 29 anos. Estão programadas duas datas de mobilização especial, o Dia D, nos dois próximos sábados: a primeira organizada pela Secretaria de Saúde e a segunda determinada pelo Ministério da Saúde em todo o país. A primeira etapa de vacinação contra o sarampo envolveu crianças de seis meses a menores de 5 anos e teve inicio em 7 de outubro.
Além de Suzano , outras três cidades da região atualizaram os dados de contaminação a pedido da reportagem. Arujá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, somadas, possuem 235 casos da doença; 88 a mais que no mês passado.
Os casos de sarampo em Mogi das Cruzes cresceram 72,7%, segundo a prefeitura, é o segundo maior crescimento, perdendo apenas para Suzano. Atualmente, a cidade conta com 95 casos da doença, no mês anterior eram 55.
Em Poá o crescimento foi de 50%, em comparação aos últimos dados divulgados pelo Dat, também no dia 21 de outubro. Na época, o registro de casos chegou a 26 confirmações e, até ontem, o total era de 39.
Com pouco menos, Ferraz de Vasconcelos obteve uma elevação percentual de 42,8%. Até ontem, 30 diagnósticos correspondentes aos registros de sarampo haviam sido feitos. No mês passado, o município contava com 21 pessoas confirmadas com a doença.
Por fim, Arujá é o município que tem o menor aumento percentual, passando de 25 para 30 casos em 27 dias, um aumento de 20%.
*Texto supervisionado pelo editor.