Os alunos que concluem o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, que compreende ao período do 1º ao 5º ano, cursados em escolas municipais, são transferidos, automaticamente, para escolas estaduais, onde iniciam o segundo ciclo Ensino Fundamental - do 6º ao 9º ano. Essa é uma realidade que preocupa os pais e que foi colocada como um desafio pelo vereador Mauro Araújo (MDB), ontem, durante sessão. A proposta é de que as escolas de âmbito municipal ofereçam também esse segundo ciclo, assim, os alunos seriam transferidos para escolas estaduais apenas no Ensino Médio.
Para o vereador, essa é uma situação que a administração municipal precisa assumir. "Passou da hora do município começar a municipalizar o segundo ciclo do Ensino Fundamental, sem depender do Estado. Não podemos continuar com esse descaso que vem acontecendo, os pais buscam o melhor aos filhos", explicou.
Araújo também revelou que diversos pais o procuram para tentar matricular os filhos no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), que tem um modelo de ensino diferenciado - além da grade curricular comum, há cursos, oficinas e atividades. "Quero fazer esse desafio aos vereadores e ao prefeito. Temos que mudar isso", disse. (L.P.)