Fundado em abril de 2010 com a proposta de fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para o Alto Tietê, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) está prestes a conhecer seu novo representante, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB). Atualmente presidido pelo chefe do Executivo da vizinha Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o consórcio possui pautas importantes a serem trabalhas e desenvolvidas em 2020, sendo a mais recente e impopular, a instalação de uma praça de pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88), proposta pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), por meio do programa de concessão de rodovias e que afetará diretamente municípios da região.
De acordo com a assessoria do prefeito Melo, a intenção do chefe do Executivo é dar continuidade aos trabalhos realizados pelo então representante do Condemat, com foco primordial em inibir a implantação do pedágio, na qual a rejeição foi unânime na cidade e na região.
Vale ressaltar que as eleições para a presidência do consórcio acontecem em dezembro de cada ano, e o escolhido pelos próprios prefeitos que integram o grupo, assume no dia primeiro do ano subsequente ao pleito. Melo deverá ser o sétimo representante do Condemat e terá mandato de um ano, com direito apenas a uma releição. (F.A)