A Prefeitura de Suzano encerrou ontem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) com a atuação de 116 profissionais em uma simulação de acidente no trânsito. O evento ocorreu na avenida Brasil, em frente à entrada do parque Max Feffer, das 10 horas às 11h30. Entre os participantes na ação estiveram o Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e empresas que integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
De acordo com a Prefeitura de Suzano, foram realizados, nesta semana, 30 eventos com 17 temas como gêneros e preconceitos; prevenção ao suicídio e atendimento humanizado. Na última programação, que ocorreu ontem, muitas pessoas se surpreenderam com a simulação, que parecia ser real.
A estudante Dyana da Silva, de 23 anos, afirmou que ações de prevenção são muito importantes para todos. "Nós corremos o risco de estar em lugares que acontecem acidentes, principalmente no trânsito. Na ação proposta pela prefeitura hoje, as pessoas também aprendem o que podem ou não fazer nas situações de ocorrências como esta, então tem uma grande relevância social", disse.
Já o enfermeiro Alesy Humphreys, 24, contou que simulações deste tipo ajudam muitos alunos a entenderem na prática como funciona o atendimento dos enfermeiros nessas situações. "Não quero trabalhar exatamente nesta função, mas sim dentro dos próprios hospitais. Essa fase de atendimento do corpo de bombeiros e dos enfermeiros logo após o acidente é extremamente importante para que os pacientes não cheguem no hospital em estados muito críticos", comentou.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de Suzano, César Braga, falou sobre a relevância da programação. "Em um evento como esse mostramos à população quais são as competências da prefeitura e forma como estamos preparados. Ficamos muito feliz com este dia", pontuou.
*Texto supervisionado pelo editor.