Em Mogi das Cruzes, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com dentistas nos horários de atendimento básico. Ao todo, são 82 profissionais divididos em 36 unidades espalhadas na cidade. Mensalmente, realizam uma média de 26.467 procedimentos e 9.220 consultas. Os números foram anunciados ontem, Dia do Dentista.
Ao buscar atendimento, os pacientes contam com a oferta de consultas, restaurações, extrações, raspagens, aplicações de flúor e orientações sobre higienização bucal. Há também um atendimento especial para as gestantes. Durante o pré-natal, as futuras mamães contam com atendimento odontológico para prevenir problemas gestacionais que podem afetar a saúde da mãe e do bebê. Para gestantes de alto risco, a unidade do Pró-Mulher oferece atenção especial para aquelas que sofrem de pressão alta e outros problemas de saúde.
Entre as ações realizadas, o cirurgião-dentista Fernando Aranha destaca o Programa Vale um Sorriso, que presta orientações de higiene bucal, aplicação de flúor e entrega de pasta e escova aos alunos da rede municipal. "Falar sobre prevenção desde cedo agrega na promoção de saúde e evita o desenvolvimento de problemas bucais mais graves", afirmou o profissional.