Mogi das Cruzes inicia segunda-feira a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Até o dia 25 de outubro, devem ser imunizadas todas as crianças ainda não vacinadas de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O dia "D" de mobilização nacional será no dia 19 de outubro e o município já prepara um esquema especial.
A priorização deste grupo se deve à alta incidência da doença nesta faixa etária e aos diversos casos já registrados em 2019 em todo o país. Os menores de cinco anos apresentam maior risco de desenvolver complicações como diarreias graves, infecções de ouvido, pneumonias e até óbitos pelo sarampo. Em Mogi das Cruzes, dos 44 casos já confirmados neste ano, 14 são menores de cinco anos. Não há registro de óbitos.
"Orientamos que todos os pais ou responsáveis levem suas crianças nesta faixa etária para verificação da caderneta de vacinação nas unidades de Saúde. Mesmo quem acredita estar com a carteirinha em dia, deve submeter o documento a uma avaliação profissional para garantir a proteção nos casos necessários", explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal de Mogi, Lilian Peres Mendes.
A segunda etapa da vacinação ocorrerá de 18 a 30 de novembro, quando serão imunizados adultos jovens (20 a 29 anos de idade) não vacinados. Nesta etapa, o dia "D" de mobilização será em 30 de novembro. Para os demais grupos e faixas etárias, vale a mesma orientação: procurar uma unidade de saúde em caso de dúvida sobre a vacina. No mesmo dia, outras cidades da região também darão início à campanha.
Transmissão
A transmissão do sarampo ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite. Em caso de suspeita, a Vigilância Epidemiológica de cada município deve ser notificada imediatamente para bloqueio e vacinação das pessoas em contato com o pacientes e que ainda não imunizadas.