A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA/CTEEP) realizou ontem uma reunião na sede da empresa, localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, com alguns moradores irregulares da área de sua propriedade, em Jundiapeba. Em nota, a empresa disse que recebeu a comissão dos moradores, juntamente com o vereador Rodrigo Valverde (PT), e informou que existe a possibilidade da criação de um programa habitacional para atendimento às famílias. O vereador também solicitou que fosse estabelecido um prazo para a desocupação, enquanto a construção das casas pelo poder público estiver em andamento.
O representante da ISA/CTEEP solicitou que o direcionamento seja informado oficialmente nos processos que tratam da questão para deliberação pelo juiz, para que as alternativas específicas feitas pelos moradores possam ser analisadas pelas autoridades competentes.
A prefeitura afirmou que considera inadmissível que a empresa agora se abstenha de qualquer responsabilidade e transfira a tarefa de encontrar soluções exclusivamente ao poder Executivo. Segundo o município, a empresa não fez a devida fiscalização sobre terrenos de sua competência e permitiu, portanto, que eles fossem ocupados por centenas de famílias. Além disso, a administração municipal disse que está dialogando desde 2018 com a empresa e só será favorável a qualquer ato de desocupação desde que ela ajude o município a encontrar uma solução habitacional para as famílias.
O vereador pontuou que hoje será protocolada a ata da reunião junto ao processo da ordem de despejo no Fórum de Mogi, oficializando a conversa com a empresa e afirmando que ela se disponibilizou a uma nova alternativa.
*Texto supervisionado pelo editor.