Em continuidade à Semana Nacional do Trânsito, que seguirá até amanhã, a Secretaria do Estado de Logística e Transporte concluiu ontem mais uma atividade voltada à conscientização dos motoristas. Tudo foi realizado em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e com a Agência de Transporte do Estado do Estado de São Paulo (Artesp).
Desta vez, as pessoas que passavam pela Estação de Suzano, da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), puderam experimentar três óculos simuladores de embriaguez e, com eles, fizeram um curto trajeto pelos cones de trânsito. Enxergar por meio dos acessórios deixava a visão embaçada e dificultava a conclusão do exercício.
A conscientização ocorreu cinco dias após o acidente que matou o estudante Vinícius Silva, atropelado por um motorista embriagado. Também na semana anterior, o Grupo Mogi News havia divulgado dados sobre o aumento de 30% nas mortes de trânsito no Alto Tietê em agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2018.
O estudante Maurício Rodrigues Pereira, de 18 anos, conseguiu chegar até o destino mas confessou que encontrou dificuldades em usar o óculos. "Eu achei muito difícil, porém, é bem parecido com o simulador da autoescola que tem o mesmo objetivo. Ações deste tipo são importantes porque não é apenas a vida do motorista que está em risco, mas a de todos", destacou.
Embora ainda não esteja com a carteira de motorista, o também estudante Henrique Luiz, 18, contou que tem medo de sofrer ou causar algum acidente. "Na minha família eu já tive um parente que estava dirigindo bêbado e ocasionou um acidente, não quero que isso ocorra comigo. Pretendo tirar a minha carta logo e fazer todas as coisas certinhas", destacou.
A promotora de Marketing do DER, Alessandra Lyra, explicou como foi a elaboração do projeto. "Nós já realizamos essa atividade em outros locais, mas com a Semana Nacional do Trânsito o nosso engajamento fica ainda maior. A ideia é justamente simular a embriaguez, temos três níveis de alcoolismo e por este motivo também existem três óculos simuladores", pontuou.
Os usuários da linha 11-Coral puderam participar das atividades das 10 às 13 horas, quando a equipe seguiu para a Estação de Mogi das Cruzes para realizar a mesma ação.
*Texto supervisionado pelo editor.