A música conseguiu transformar para melhor uma região. A Escola Estadual Jussara Feitosa Domschke, localizada no bairro do Belém, em Suzano, que longo de 10 anos se tornou referencia para a cidade, recebeu ontem a visita do maestro João Carlos Martins. Ele é o idealizador do projeto "A Música Venceu", em parceria com a Fundação Bachiana e com a empresa Clariant. "Hoje os garotos de Suzano são um exemplo para São Paulo e para o Brasil", diz o maestro. A iniciativa leva música clássica para crianças e jovens. Por meio do poder de transformação da música, o bairro onde a escola reside observou, nos últimos anos, uma queda expressiva no alto índice de consumo de drogas.
Hoje a escola oferece aos alunos aulas de violino, coral, percussão, violãocelo e viola, cinco vezes na semana. Ao todo mais de 100 alunos passam pelo projeto todos os anos. “Suzano que é uma cidade que teve um drama tão grande esse ano, mostra que como aconteceu com jovens que eu tirei da Fundação Casa e levei para a música, que aqui também a música venceu”, destacou o maestro João Carlos Martins durante a aula-concerto em comemoração aos 10 anos de projeto na escola Jussara.
Para o maestro essa iniciativa pode fazer uma grande diferença para o Brasil. “Música é feita com ideais e quando você tem um ideal e você acredita nele, você alcança o seu resultado”, frisou.
Para Maura Andrea Prado coordenadora da escola, essa ação trouxe bons resultados para o ambiente escolar. “Todo mundo sabe que aqui tem o projeto de música. Por ser uma escola que tem uma boa visibilidade, os alunos daqui sentem orgulho de estudar nessa escola. Quando o aluno gosta da escola ele tem mais disciplina, mais compromisso e estuda mais. Isso faz com que a gente melhore cada vez mais em termos de resultados escolares”, explicou.
Os alunos do projeto já tiveram a oportunidade de se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo e na Sala São paulo, na capital. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), afirma que é um orgulho para a cidade receber o maestro mais uma vez. “É uma parceria muito grande da escola, com a Clariant, município e a prefeitura. É uma honra ter um maestro que é referência mundial atuando em um projeto tão bonito, que envolve as crianças. É possível ver que a música transforma, ela está transformando a escola e o bairro. O amor à música é transformador”, concluiu.
*Texto supervisionado pelo editor.