Uma nova parceria internacional está à vista em Mogi das Cruzes. Dessa vez, o município pretende firmar parcerias com cidades do Canadá, com o objetivo de, futuramente, poder receber uma empresa canadense na cidade. Isso geraria uma maior oferta de emprego e o desenvolvido de Mogi como um todo. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), durante lançamento do Projeto City's Book Mogi das Cruzes - SP 2019-20, uma revista de cunho institucional para apresentar a cidade internacionalmente. Ainda não há informações de quando essa parceria com o Canadá poderá ser firmada, bem como quase as possíveis cidades canadenses que assinarão o termo.
Para o chefe do Executivo mogiano, parcerias internacionais favorecem a construção de um relacionamento maior entre oportunidades, lembrando da parceria com a cidade de Tournai, na Bélgica, que possibilitou a implantação do software Mogilínguas, onde qualquer mogiano a partir dos 13 anos pode aprender Inglês, Francês e Espanhol. "Estamos construindo uma parceria com o Canadá e as pessoas que perguntam o que isso vai gerar na cidade e eu digo que é uma parceria de cidades-irmãs, criando relacionamentos com pessoas, com o futuro e mostrando que Mogi pode receber empresas desses países", explicou Melo. Os laços de irmandade com a Bélgico surgiram em 2014, com a Copa do Mundo de Futebol que ocorreu no Brasil. A seleção belga ficou instalada em Mogi.
O município também mantém parceria com as cidades de Seki e Toyama, localizadas no Japão. O termo firmado com Seki foi assinado em 1969 e Toyama, em 1979. Esse ano, o prefeito esteve em ambas as cidades para manter contatos com as empresas e cidades parceiras. Na época, ele também aproveitou para conhecer estruturas para o descarte de resíduos sólidos. Uma das empresas instaladas em Mogi por conta dessas parcerias foi a NGK e a Nachi.
Em junho deste ano, o vice-prefeito de Mogi esteve em na cidade chinesa de YongKang juntamente com uma comitiva Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para assinar um termo de cidade-irmã para cooperação socioeconômica.