A qualidade das ações de combate à tuberculose realizadas em Mogi das Cruzes foi premiada pelo 15º ano como uma das melhores do Estado de São Paulo. Na segunda-feira passada, o Programa de Controle da Tuberculose da prefeitura foi destaque no Fórum Estadual de Tuberculose pelo índice de 85% de cura dos casos registrados em 2018. O evento ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e reuniu cerca de 800 profissionais.
Representando Mogi, a técnica de enfermagem Célia Aparecida Cardoso e a auxiliar de apoio administrativo Claudia Toda Daré receberam a homenagem em nome do município e expressaram a alegria de obter mais uma conquista para cidade. "Receber a premiação pela 15ª vez mostra o comprometimento da cidade com a saúde. A meta de 85% reflete o trabalho de cada profissional", afirmou Célia.
Mogi foi premiada ao lado de outras cidades que conseguiram alcançar a meta de cura preconizada pelo Ministério da Saúde. Além da taxa, são analisados outros critérios, como qualidade dos exames, sistema de informação, busca de sintomas respiratórios, tratamentos supervisionados e número de testes de HIV realizados. Em 2018, Mogi registrou 147 casos novos e atingiu 85,3% da taxa de cura. Neste ano, Mogi tem 101 pacientes em tratamento.