A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi afirmou ontem que novos casos de dengue foram registrados no município. Atualmente existem 96 mogianos com a doença. No último balanço de agosto, a cidade possuía o total de 76 infectados, indicando o acréscimo de 26,3%.
Com essa atualização, Mogi, Biritiba Mirim, Guararema, Suzano, Poá e Arujá têm 687 habitantes com a doença. No mês passado eram 501. Um crescimento de 37,1%. 
Em relação ao último balanço, divulgado em agosto, Poá é a cidade que mais obteve aumento percentual dos casos. No mês passado, haviam 39 infectados pelo mosquito Aedes aegypti e no momento, existem cem casos. 
De acordo com o infectologista e diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Gemerson Salvador, o clima e a urbanização são fatores que contribuem para a criação dos mosquitos. "O aquecimento global tem aumentado a proliferação do mosquito Aedes aegypti principalmente no verão. Além disso, a urbanização também é um grande influente para o crescimento. As cidades estão cada vez mais aglomeradas, com pessoas vivendo em condições precárias de saneamento básico", explicou o especialista.
Guararema é uma das cidades que mais obteve crescimento, com o percentual de 100%. Em agosto, três pessoas contraíram dengue e, neste mês o número subiu para seis. Em Suzano, o número mais recente é de 195 pessoas com a doença, sendo que no mês passado o total era de 138. Representando a elevação de 47,3%.
No mês passado, 123 arujaenses tiveram a confirmação da doença. Já neste mês, o total é de 161, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O aumento é de 30,8%. Em Mogi, o acréscimo é de 26,3%, com 76 casos em agosto e 96 atuais.
Biritiba Mirim tinha 122 confirmações da doença em agosto. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que existem 129, crescimento que está relacionado a 5,7%.
O infectologista afirmou, também que esses acréscimo representam uma grave anormalidade e indicam o fracasso das autoridades públicas por não conseguirem controlar a proliferação da doença.
*Texto supervisionado pelo editor