A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá promoveu ontem uma capacitação para todas as entidades sociais executoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes, as quais possuem parcerias com a administração pública. As equipes técnicas de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também participaram da atividade.
Para o secretário Edevaldo Gonçalves, a parceria com as entidades sociais é fundamental e o dever da Pasta é promover estes encontros. "Essa formação visa qualificar a atuação dos profissionais na execução do serviço no município fortalecendo as ações, promovendo a integração e a parceria entre sociedade e governo para melhor atendimento à população", disse.
Ainda segundo Gonçalves, estas formações acontecerão mensalmente com o foco de aprimorar e qualificar os atendimentos ofertados aos usuários, reforçando o padrão de qualidade do serviço no município.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).
Por meio do SCFV são realizados atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
Além disso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos funciona como uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Todo esse trabalho é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo como público prioritário: crianças em situação de violência sexual, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, crianças em situação de trabalho infantil, entre outros.
Ferraz
A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo, deu início ontem ao curso Deficiência Intelectual, Cidadania e Prevenção à Violência, que será ministrado para servidores de vários setores da prefeitura. As palestras e atividades serão realizadas no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.
Serão 20 horas de capacitação, divididas em encontros e seminários. Cada módulo será estruturado com conteúdos teóricos e casos práticos, sendo as aulas expositivas, com conteúdo audiovisual, dinâmicas e estudo em grupo.