As prefeituras do Alto Tietê se pronunciaram ontem a respeito das irregularidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) constatadas pela sexta fiscalização ordenada do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada anteontem, em que foi revelado que seis unidades não possuem um profissional formado em Farmácia e todas não possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) dentro do prazo de validade. Na região foram fiscalizadas 23 unidades em seis municípios, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Salesópolis.
Arujá recebeu uma vistoria na UBS Barreto, no Centro de Especialidade Médica e na UBS Fazenda Rincão, que apresentaram alguns problemas como a falta do AVCB dentro do prazo de validade e da inexistência de extintor de incêndio no local dos medicamentos. Na UBS Barreto também foi encontrado mofo nas paredes próximas aos remédios. No entanto, a prefeitura de Arujá informou que até o momento não foi notificada pelo TCE, mas esclareceu que a solicitação do AVCB está em andamento e que a instalação de extintores será providenciada, junto com os problemas de infiltração.
Ferraz recebeu uma vistoria na UBS Bela Vista, na UBS CDHU, na UBS Dr Geraldo José Rodrigues Alckmin, na UBS Lucas Simplício Deliesposti e na UBS Santo Antonio, em que nenhuma apresentou o AVCB. A UBS Vila Santa Margarida e a UBS Vila Jamil também foram verificadas e o fiscais do TCE detectaram mofo nas paredes e medicamentos vencidos. A prefeitura informou que tomará as devidas providências frente aos apontamentos.
Em uma das unidades de Itaquá, na UBS Jardim Caiuby, foi encontrado mofo e umidade nas paredes do estoque dos remédios e também medicamentos que estavam encostados nas paredes, além da falta de um responsável técnico pelo setor, como nas outras duas UBS, Jardim Paineira e a Morro Branco. Questionada sobre as irregularidades apontadas, a prefeitura informou que não recebeu o relatório ainda, mas assim que receber os dados as medidas necessárias serão tomadas
Suzano
Já a Prefeitura de Suzano afirmou está tomando as providências para regularizar os apontamentos da fiscalização e aguarda a notificação oficial do TCE. Foram fiscalizadas três unidades: UBS Tabamarajoara, UBS José Mariano de Souza a UBS Palmeiras e todas não possuem o AVCB e extintores nos locais dos medicamentos, além de duas não apresentaram um responsável com formação técnica.
A prefeitura de Salesópolis foi procurada, mas até o momento desta publicação, não havia respondido a reportagem.
* Texto supervisionado pelo editor.