A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes vacinou 312 pessoas contra o sarampo em ações de varredura realizadas no último final de semana e que abrangeram os bairros Vila Lavínia, Biritiba Ussú, Mogilar e Vila Natal. Os mutirões de imunização são feitos sempre em quarteirões onde os casos da doença já foram confirmados. Até o momento, já existem nove casos confirmados no município.
Segundo a pasta, a campanha do final de semana foi muito produtiva, já que as pessoas aceitaram e aderiram à prevenção. A Reportagem acompanhou a vacinação na Vila Lavínia, onde também esteve presente o secretário de Saúde Francisco Bezerra. Ele afirmou que a cidade está cumprindo todas diretrizes do Ministério da Saúde para controle do sarampo.
Além disso, o município está realizando bloqueios e a liberação das vacinas nos postos de saúde. Quando novos casos são confirmados, uma equipe é enviada para o quarteirão do bairro da pessoa infectada e realiza varreduras de prevenção.
Os dados mais recentes das Secretarias de Saúde da região apontam que o total de pessoas registradas com sarampo é de 24, sendo nove em Mogi, nove em Itaquaquecetuba, dois em Suzano, três em Arujá e um em Ferraz de Vasconcelos.
H1N1
No Alto Tietê também existem alguns casos de gripe H1N1 diagnosticados neste ano. Em Itaquá, um menino de 12 anos morreu vítima da Influenza no mês de abril, de acordo com a Prefeitura. Segundo a administração municipal, ele morava no bairro Palmas e não havia tomado a vacina necessária para a prevenção.
Em Mogi, só neste ano houve sete casos confirmados. As cidades de Biritiba Mirim e Arujá afirmaram que não possuem registro da doença. Até o fechamento desta edição, as demais cidades da região não responderam sobre novos casos da gripe.
*Texto supervisionado pelo editor.