Mogi das Cruzes apresentou estabilidade no número de acidentes de trânsito na comparação entre os sete primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, de acordo com relatório do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). Em 2018, a cidade registrou 40 ocorrências, número que se repetiu neste ano.
A variação entre os dados se refere aos registros mensais (veja quadro). Em janeiro do ano passado, por exemplo, Mogi teve oito casos de acidentes e, no mesmo mês deste ano, foram 13. Em fevereiro de 2018, cinco ocorrências em rodovias e estradas foram registradas; já neste ano, o total foi de oito. Nestes dois meses comparados, o índice de acidentes subiu.
De um total de sete, o número de ocorrências de trânsito de 2018, em março, passaram para dois neste ano. Em abril do ano passado, o total era oito e, no mesmo mês deste ano, caiu para dois. No mês de maio de 2018, o Infosiga anotou quatro ocorrências e, neste ano, apenas um. Na comparação destes três meses, os índices mostraram queda.
Nos dois meses seguintes, junho e julho, os dados voltaram a apontar alta. Junho teve seis registros de ocorrências no trânsito em 2018 e, neste ano, o total de oito casos. No mês passado, seis registros em estradas e rodovias entraram na lista do Infosiga; já no mesmo período de 2018, o total foi de dois.
Dados regionais
No balanço do G5 do Alto Tietê, grupo formado pelos cinco municípios com maior população na região (Mogi, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá), o relatório do Infosiga mostrou diminuição no número de acidentes nos quatro últimos meses em comparação com o mesmo período de 2018.
Os municípios não apresentam dados integrais a partir de janeiro e, por este motivo, a reportagem tabulou apenas os índices de abril, maio, junho e julho. Em 2018, os municípios tiveram, juntos, 125 ocorrências e, neste ano, o índice caiu para 99 registros, representando uma redução percentual de 20,7%.
* Texto supervisionado pelo editor.