No anúncio da concessão do lote de rodovias - incluindo a Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-98), a Mogi-Bertioga - feito na semana passada pelo governo do Estado, foi informado que o projeto deverá seguir o novo modelo tarifário de pedágio em implantação pela atual gestão de tarifa flexível e desconto progressivo por frequência. 
Trata-se do Desconto de Usuário Frequente (DUF), outra inovação que está sendo adotado pela primeira vez na concessão do Lote Piracicaba - Panorama, que segue os mesmos moldes do que foi apresentado até o momento para os mais de 230 quilômetros de vias litorâneas, incluindo a SP-98, que oferecem acesso ao litoral paulista.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o sistema dará ao motorista descontos progressivos, dentro do mês, cada vez que este passe pela mesma praça de pedágio, sendo que em alguns casos, o desconto após a trigésima passagem pode chegar a 90% sobre o valor da tarifa inicial. "Desde o lançamento deste último edital, a intenção do governo do Estado é viabilizar o mecanismo para as futuras concessões, sempre dependendo da viabilidade técnica, que será avaliada nos estudos que estão sendo realizados", afirmou a Artesp, indicando que o modelo, apesar de não ter sido confirmado para a região, também deve ser implementado no lote que abrange a Mogi-Bertioga.
A concessão está, atualmente, na fase de estudos por parte da Artesp a fim de detalhar a malha rodoviária a ser abrangida pelo lote e obras do projeto, que a princípio contará com um pacote de R$ 3,2 bilhões de investimentos em um trajeto de 230 quilômetros. (F.A.)