A Secretaria do Estado de Habitação e a Prefeitura de Mogi das Cruzes entregaram na manhã de ontem, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), 250 títulos de propriedades localizadas em Mogi das Cruzes por meio do programa de regularização fundiária Cidade Legal. Mas, de acordo com o prefeito Marcus Melo (PSDB), ainda há diversas locais que não foram regularizados. O programa Cidade Legal tem, em Mogi, 88 núcleos, totalizando 23.121 lotes pleiteando a regularização.
Além da entrega dos títulos, que também marcou a abertura da 1ª Semana de Habitação de Mogi das Cruzes, que se estende até esta sexta-feira, o prefeito informou que já conversou com o secretário de Habitação, Flavio Amary, sobre a possível vinda de novas unidades habitacionais do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), do governo do Estado. Duas áreas, uma no distrito de Cezar de Souza e outra em Braz Cubas, estão disponíveis para receber unidades habitacionais e, desde 2009, possíveis moradores estão cadastrados para receber um imóvel. "Pedimos novas unidades habitacionais para o secretário e essa obra dos dois terrenos disponíveis na cidade não foi iniciada por falta de recurso. Comunicamos à Caixa Econômica para que possa tomar providência e resolver essa questão da habitação", explicou Melo.
A ação de regularização é vista como prioritária pelo governo, já que o morador passa a ter o imóvel registrado e reconhecido. Famílias que residem nos bairros Vila Municipal, Vila Paulista da Estação Alta 1 e 2, Vila Municipal - Quadra Q, Vila Paulista II, Jardim Pavão III, Vila Cléo, Travessa Iracema, Vila Nova Cintra, Loteamento Municipal Braz Cubas e Jundiapeba - Quadra 290, receberam os títulos. "Recebemos orientação do governador João Doria (PSDB) para levar cidadania às pessoas, e elas então podem ter o sentimento de que a casa é delas, reconhecida pelo Estado", disse Amary.
Uma das moradoras contempladas é a vendedora Aparecida do Nascimento Gelk, de 66 anos. Ela, que mora em Braz Cubas. "Meus pais lutaram pela regularização e nunca saiu, mas agora estou aqui e é uma grande alegria ter esse registro em mãos", disse.
Recuperação
Marcus Melo passou por uma cirurgia para retirar a vesícula no último sábado e não ficou até o fim do evento. O procedimento já estava agendado após um crise de pancreatite, ocorrida em maio. O tucano se recupera em casa e deve retornar aos trabalhos em breve, informou a prefeitura.