Cerca de 80 produtores rurais descartaram 315 quilos de embalagens vazias de agrotóxicos agrícolas na ação promovida ontem pela Prefeitura de Suzano, em parceria com a Associação de Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp). O evento ocorreu na sede da Associação Cultural Fukuhaku, no bairro Vila Ipelândia, distrito de Palmeiras, das 8 horas ao meio-dia.
A ação do recolhimento de frascos de agrotóxicos pode servir também de exemplo para as demais cidades do Alto Tietê. A mensagem de incentivo foi passada pelo engenheiro agrônomo do município, Deived da Costa Lopes, que também tem participação nas edições do recolhimento.
Lopes citou ainda que um dos benefícios da ação é a facilidade que o agricultor tem de descartar as embalagens. "Nestas edições, mesmo que o agricultor more perto de locais de descarte, um dia e lugar específico para relembrar a importância da preservação é muito importante e deve servir de exemplo também para as demais cidades que ainda não possuem eventos como este", completou.
O principal objetivo desse evento, que ocorre todos os anos, é a preservação do meio ambiente. Com o descarte correto, é possível evitar a contaminação do solo pelos agrotóxicos. "Também evitamos a contaminação do próprio agricultor como da água que vai para as pessoas da cidade. Este sistema de recebimento de agrotóxicos é um grande exemplo de preservação", disse o engenheiro.
Risco à saúde
O diretor de Agricultura Familiar, Minoru Harada, fez um alerta a todos os agricultores sobre a importância do descarte correto das embalagens. "O principal risco é o ambiental e, claro, também é nocivo a saúde de todos. Nós queremos pedir para os agricultores que eles não guardem as embalagens em casa porque é muito prejudicial", afirmou. Além disso, o diretor contou que muitas pessoas não realizam o descarte corretamente.
*Texto supervisionado pelo editor.