As cidades do Alto Tietê confirmaram ontem o total de 35 casos de pessoas infectadas com sarampo, dos quais onze foram notificados nesta semana. Poá e Guararema são duas cidades que até a última publicação do Grupo Mogi News, na quinta-feira da semana passada, não tinham índices de confirmação da doença e informaram ontem que alguns casos suspeitos já foram constatados. A primeira tem quatro infectados e a segunda, dois. Com os números atualizados, a região, que tinha há uma semana 21 ocorrências, apresentou um crescimento de 66,6%.
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou também, na tarde de ontem, que existem 40 casos suspeitos de sarampo aguardando a confirmação ou negativa dos resultados. Apesar de a quantidade de confirmações continuarem estabilizadas em nove, há uma semana havia 13 suspeitas a menos que o último número divulgado pelo município. Ao todo, a região do Alto Tietê tem 35 confirmações da doença, de acordo com os departamentos de Saúde municipais.
Itaquaquecetuba é a cidade no Alto Tietê que possui o maior número de pacientes infectados com o vírus, totalizando dez munícipes com diagnóstico positivo. Um caso é novo e, de acordo com a secretaria de Saúde, a vítima foi identificada como uma adolescente de 18 anos.
Em Ferraz de Vasconcelos, existem quatro confirmações. O número é maior do que o anterior divulgado pela reportagem na semana passada, quando havia apenas um registro constatado. As três novas ocorrências são de uma mulher de 29 anos, um adolescente de 19 e um homem de 26.
Suzano também apresentou o aumento de um caso, sendo de uma menina de 10 meses. Até o levantamento anterior realizado pelo jornal, existiam dois casos. Arujá manteve o número de três constatações positivas da doença. Em Biritiba Mirim, Salesópolis e Santa Isabel não foram confirmados nenhum registro de sarampo de acordo com as secretarias.
* Texto supervisionado pelo editor.