Couve, limão, alface e batata doce são alguns dos produtos disponíveis na feira orgânica que ocorre no Parque da Cidade, no Alto do Ipiranga, todos os sábados. Qualidade e produtos criados sem agrotóxicos são os atrativos do evento que tem ganhado mais adeptos a cada fim de semana. Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a iniciativa está incluída no Junho Verde, calendário desenvolvido pela Prefeitura de Mogi com diversos eventos que celebram a data.
O funcionário público Guilherme Henrique Alves dos Anjos, de 50 anos, e a esposa visitam a feira todos os sábados. Eles moram em Cezar de Souza, mas nem a distância faz com que abram mão de consumir produtos naturais. "A cidade podia ter mais pontos como este, pois temos muitos parques. Acredito que a realização de três feiras por semana seria ideal", ressaltou.
A dona de casa Talita Gutierrez, 32, informou que busca pelos produtos orgânicos pela qualidade e durabilidade. "Já visitei a feira umas três vezes. A busca é por consumir produtos sem agrotóxicos. Os orgânicos trazem mais saúde, tanto para as crianças como para nós. Os produtos são mais frescos, crocantes e duram mais na geladeira", acrescentou.
A dona de casa Cleuza Santana, 62, visitou a feira pela primeira vez. "Pretendo voltar. Meu marido e eu temos algumas restrições alimentares, então, essa feira será importante. Procuramos os orgânicos por causa da saúde", disse.
O feirante Agnaldo Firmio Alves, 63, atua na feira de orgânicos desde 17 de março. Ele é membro da Associação dos Produtores Orgânicos do Alto Tietê (Aproate). "Vendemos frutas, verduras e legumes e trabalhamos com produtos da época. Como são orgânicos, atuamos com a sazonalidade, acompanhando a natureza. As pessoas estão procurando, mas acredito que se fosse mais divulgado, a feira teria um movimento maior", avaliou.
O comerciante Henrique Amazonas Rossetti, 28, vende produtos naturais. "Essa geração está mais preocupada com os produtos saudáveis. Estamos atuando com os nichos de pessoas celíacas, que não consomem glúten, e também com bebidas vegetais", disse.
Ampliação
O secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, acompanhou a feira e afirmou que a intenção é aumentar o número de expositores. "Já temos aos domingos pela manhã essa feira orgânica no Mercado do Produtor, realizada há muito tempo. Tem uma demanda muito grande e por isso foi aberta essa no Parque da Cidade. Cada vez mais as pessoas estão conhecendo e adquirindo produtos. Atualmente, são seis expositores, sendo cinco produtores e uma pessoa que vende produtos naturais. A ideia é ampliar isso", informou.
Lima avaliou que o setor de produtos orgânicos tem uma grande importância. "Não é só uma comida mais saudável, mas uma cadeia produtiva mais saudável, sem agro defensivos e que você traz a agricultura familiar, que é uma coisa que o secretário de Agricultura Renato Abdo tem trabalhando muito. Agora, com o Junho Verde, demos projeção nesse evento. Quanto mais ampliamos esse mercado, mais barato fica para o consumidor", disse.