Trabalhar a história de Guararema, que cresceu a partir da expansão ferroviária e preparar as crianças e adolescentes para que no futuro valorizem e preservem a memória e o patrimônio da cidade. Esses são os objetivos das aulas a bordo da Maria-Fumaça, que serão realizadas todas as sextas-feiras de forma gratuita, com a presença das escolas da rede pública de Guararema.
O primeiro passeio destinado aos alunos contou com a presença das escolas municipais João Baptista Jungers, de Luís Carlos, Presidente Getúlio Vargas, da área Central e Keisaburo Honda, do bairro Cerejeira.
Atentos, os alunos do primeiro ao quinto ano fizeram o passeio partindo da Estação Central e chegaram a Vila de Luís Carlos. Todo o trajeto foi acompanhado pelos diretores e professores das escolas, que contaram um pouco da história da locomotiva e da sua participação ativa em Guararema. Monitores da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que opera e administra a máquina, abraçaram a causa e transformaram o passeio em aula.
O prefeito Adriano Leite recepcionou as crianças na Vila de Luís Carlos, onde elas conheceram os equipamentos culturais e aprenderam um pouco mais sobre o patrimônio ferroviário.
"A cada semana uma escola poderá fazer o passeio que é uma verdadeira aula de história, de cultura e de civismo que, além de tudo, desperta desde cedo nas crianças o amor e respeito por nossa cidade", disse o prefeito.
Ao final do percurso, os alunos falaram um pouco sobre o que aprenderam com a nova ferramenta educacional. "Gostei muito de fazer o passeio. Eu já queria ser maquinista, agora eu vejo que esse sonho é possível e, no futuro, eu posso ser um companheiro do maquinista da Maria-Fumaça de Guararema", disse o aluno Marcos Vinícius Camargo dos Santos, de 11 anos, que teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da locomotiva a vapor.
A diretora da Escola Municipal Keisaburo Honda, Maria Luzia Souza, também falou sobre a importância do passeio pedagógico. "Foi um momento mágico para os alunos que tiveram a oportunidade de conhecer o passado e vislumbrar o futuro. Sem dúvida é mais um projeto que será aliado na formação de nossas crianças", disse.