Suzano propôs dois projetos culturais à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As ações têm como objetivo levar atividades práticas, exposições, música, literatura e apresentação de teatro e dança aos usuários das estações de trens. A proposta foi feita em reunião com a assessora técnica da CPTM e responsável pelos eventos culturais da estatal, Maria Salete Zandoná Maria Salete Zandoná, na capital.
O encontro foi um desdobramento do primeiro contato feito há duas semanas atrás com o gerente de Marketing de Relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, e se mostrou promissor. Os projetos "Você já viajou na arte hoje?" e "Poesia do Olhar", ambos em andamento, foram elaborados e propostos pelo artista plástico Policarpo Ribeiro e estão previstos para serem executados a partir do ano que vem com apoio institucional da companhia, como forma de proporcionar aos seus usuários este contato com o universo das artes que inclui além da fruição também a experimentação.
"Você já viajou na arte hoje?" em caráter itinerante percorrerá pelo menos seis estações em um prazo de seis meses. A programação inclui exposições de artes plásticas de artistas profissionais em atividade no local, oficinas livres de artes plásticas, música ao vivo e workshop de violão popular. E também uma exposição dos melhores trabalhos artísticos produzidos pelos usuários durante o projeto. Já "Poesia do Olhar" integra as artes em uma apresentação poética musical que une as artes plásticas, com a dança, a música, o teatro e a literatura. Sendo esta última baseada na obra literária do escritor Suami Paula de Azevedo.
Quando terminar a realização dos projetos, os equipamentos serão doados à Secretaria de Cultura de Suzano, para serem usados nas atividades e ações culturais que desenvolve na cidade para a população local. Participaram do encontro, o secretário de Cultura de Suzano, Suami Paula de Azevedo, o diretor de Ações Culturais, Geraldo Rodrigues, o coordenador de Artes Plásticas, Policarpo Ribeiro, e o assessor de Cultura, Kleber Silva.