O Rei Leão, um dos filmes que mais rendeu bilheteria à Walt Disney, está fazendo sucesso novamente nas telonas, 25 anos depois do lançamento da versão original. Desta vez, a produção é em live-action (quando histórias originalmente criadas em animação passam a ter uma versão feita por atores reais). O jovem cantor e dublador de Mogi das Cruzes, João Vitor Mafra, de 13 anos, é quem dá voz ao personagem Simba, na primeira fase do remake. O jovem mogiano ficou conhecido após participar de umas das edições do The Voice Kids,da Rede Globo; e do programa Ídolos Kids, da Record TV.
O artista começou a dublar séries e filmes há dois anos e, apesar da pouca idade, já tem no portfólio trabalhos como "Puppy Dog Pals", "44 Gatos", "O Quebra Nozes e os 4 Reinos", "O Mundo colorido de Charlie", entre outras produções.
Mafra conta que ficou muito surpreso quando recebeu a notícia de que tinha sido aprovado para dublar o leão Simba. "A partir dos trabalhos anteriores que realizei, me chamaram para fazer o teste para o cinema. Quando fazemos uma avaliação nunca sabemos sobre o que será, só descobrimos dentro do estúdio. Quando vi o
que era quase
enfartei. Não imaginava que fosse conseguir o papel", ressaltou.
Apesar das críticas em relação à nova versão do filme, Mafra acredita que a nova proposta atingirá uma nova geração de fãs. O jovem mogiano nasceu 15 anos após o lançamento do filme original, por isso, sua mãe foi quem o ajudou a entender a importância da história. "Agora, com a repercussão, comecei a entender a dimensão desse filme. Estou amando ouvir a minha voz em um personagem de tanta importância", disse o artista, acreditando, ainda, que a mensagem do filme pode influenciar positivamente os telespectadores. "O recado que a história passa continua com a mesma importância, mas hoje, mais do que nunca, precisamos de filmes com mensagens desse tipo", acrescentou.
Em relação às criticas, Mafra se mostra maduro e garante que o respaldo da família é importante. "Ainda estou aprendendo a lidar com as criticas. Minha família me apoia e, a cada dia que passa, penso em me aprimorar para fazer um bom trabalho", explicou.
Trabalho
O processo de dublagem do leão Simba, ocorreu na TV Group, em São Paulo e levou três dias - um para gravar as músicas e dois para os diálogos. Após as gravações, foram feitas as revisões de dublagem. Ainda que cada dublador tenha gravado sua parte separada Mafra conheceu, durante a sessão de fotos do lançamento do filme, o ator e cantor Ícaro Silva, que faz a voz do Simba na segunda fase do enredo; além da cantora Iza, que é quem dubla a leoa Nala.
*Texto supervisionado pelo editor.