Com certeza você já ouviu falar de Elvis Presley, The Beatles, Queen, Titãs e tantas outras lendas do Rock. Você pode até não gostar do conjunto rítmico da bateria, do baixo, do vocal e da guitarra (símbolo do genêro). Mas o fato é que o Rock marcou história devido sua influência mundial no comportamento das pessoas, e passou até a ter um dia de celebração.
O Dia Mundial do Rock é comemorado todo 13 de julho. Essa data surgiu em 1985, quando um concerto beneficente, o Live Aid, ocorreu simultâneamente nos estádios de Wembley, em Londres, no Reino Unido, e no John F. Kennedy, na Filadélfia, Estados Unidos. O objetivo desse evento, organizado pelos cantores e compositores, Bob Geldof e Midge Ure, era chamar a atenção das pessoas e arrecadar fundos para auxiliar a crise humanitária que a Etiopia, no continente africano, vivia na época.
A banda Queen foi considerada o destaque do concerto, que contou ainda com a presença de Led Zeppelin, U2, David Bowie, Bob Dylan, entre tantos outros astros roqueiros.
Para o baterista, Everton Pessoa, da banda de heavy metal, Old School Trip, o genêro vai além de um estilo musical. "O rock é um estilo de musica, mas tem uma ideologia, um forma de se comportar, que o diferencia dos outros estilos. Ele acaba expressando o conteúdo e o contexto, através das musicas e dos instrumentos", explica.
Sobre a importância de se ter um dia especial para celebrar o rock, o também baterista, Renato Freitas, integrante da banda, Prowler, cover do Iron Maden, é categorico em afirmar que é uma ação que evidencia uma cultura. "O rock foi variando, passando por várias fases. Além da música, o ativismo faz parte do rock, assim como as formas de se vestir. Tudo isso faz parte da história, por isso a importância de se celebrar o gênero", afirma.
O genêro foi se modificando ao longo do tempo e hoje há uma subdivisão dentro do ritimo. "Tanto ideologicamente como musicalmente o rock e o heavy metal são subdivididos. O rock moderno está diferente, hoje há um amadurecimento do genêro", ressalta Du Marques, vocalista da Haunter.
Para o fundador e baterista da banda de hard rock, Thor, Ricardo Barreto existem bandas icônicas. "O Paul Macarter, ex integrante do The Beattles, que surgiu nos anos 60, continua fazendo grande sucesso. Assim como a banda AC/DC que nasceu na década de 70 e lota os estádios por onde passa com seu público", ressalta.
Para comemorar o Dia do Rock, o coletivo suzanense, "Rock na Boa" em parceria com a prefeitura estão organizando o festival musical, "Rock na Boa". Que ocorrerá em Suzano, no Parque Max Fefer, no próximo dia 21, a partir das 13 horas. O evento tem a entrada gratuita, é solicitado apenas que o público contribua com um agasalho ou um quilo de alimento não perecível, que será redistribuído pelo Fundo Social de Solidariedade para entidades carentes. O festival contará com a apresentação das bandas, Old School Trip, Haunter, Thor, Prowler e Korzus. Além dos shows, a comemoração terá brinquedos, barracas de comidas e guarda municipal.
Texto supervisionado pelo editor.