O Baratotal sedia até o final de junho a exposição "Jorge Amaro - 65 Anos de História", uma homenagem ao artista mogiano que tem uma forte representatividade no ramo artístico, em especial, nas artes plásticas e cênicas.
A abertura foi realizada ontem, com a presença de convidados especiais, e, ainda, atrações musicais. No entanto, os trabalhos continuam à disposição do público, que pode conferi-los, nos finais de semana, no horário de funcionamento do espaço mogiano, que abre a partir das 20 horas. Os convites custam R$ 15. O endereço é rua José Bonifácio, 431, no centro de Mogi das Cruzes.
A mostra traz, de forma intimista e contemporânea, a trajetória do artista mogiano, que agrega grandes participações no teatro de Mogi das Cruzes e no Estado de São Paulo. Ele divide a sua arte entre o atuar e dirigir, e, ainda, agrega as artes plásticas, a sua outra paixão. No decorrer da sua vida artística, Jorge Amaro já realizou diversas exposições, e, nesta que está atualmente em cartaz no Baratotal, o público poderá apreciar as suas obras e conhecer um pouco mais da sua história na arte, contada por meio da música, poesia, teatro e grandes artistas mogianos. Após este período, a exposição seguirá para outros espaços culturais, dentre eles o Instituto Léa Campos.
Parcerias
Tudo começou com uma conversa de balcão de uma pizzaria da cidade entre a escritora e produtora Carla Pozo, Jorge e Marcelo Costa sobre o tema "Encontro de Artes". Daí surgiu a ideia de uma exposição em comemoração aos 65 anos de vida do artista plástico Jorge Amaro, unindo sua história com as artes plásticas e a arte da culinária de Marcelo Costa, que no evento de abertura apresentou um petisco de origem africana.
Um dos temas da mostra, aliás, é sua origem "afrodescendente", que convida a todos a essa vivência da "Arte que Alimenta a Alma e o Corpo".
Marcelo Costa nasceu em São Paulo, mora em Mogi das Cruzes desde 2011, e é formado na Etec Carlos Campos, em São Paulo. Ele divide o seu tempo entre o serviço administrativo durante a semana, e, nos sábados e domingos, dedica-se à paixão por cozinhar e toda a área de eventos que envolve a culinária e a história da gastronomia. História esta que se divide em várias etapas, ao pensar e elaborar um cardápio, a escolha dos alimentos, preparo, decoração e como servir. Ao pensar em um cardápio, imagina-se também a arte, saúde, sabores, física, química e toda a trajetória e emoções que compõem o momento.