Em clima comemorativo, toda a equipe se prepara para uma nova edição do maior espetáculo ao ar livre da região: "Passos da Paixão". A produção, idealizada pela Associação Cultural Opereta e a Cia. de Teatro Roda Mundo e realizada com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Poá, completa 20 anos. Para celebrar, uma série de novidades incrementa o trabalho que anualmente leva multidões à emoção ao interpretar a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Neste ano, além do espetáculo, que será no dia 19 de abril, às 20 horas, na Praça de Eventos, em Poá, haverá uma exposição que reunirá materiais que resgatam a história do trabalho desenvolvido ao longo de todo este período. A mostra será aberta às 9 horas na Sexta-Feira Santa no Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa e ficará à disposição dos visitantes durante todo o dia. Ambas as ações ocorrem na avenida Antônio Massa, 150, na região central. Para apresentar todas as novidades, no dia 11, próxima quinta-feira, haverá um evento de lançamento às 19 horas no Teatro Municipal de Poá.
A cada edição, a história sagrada é norteada por uma temática que envolve a reflexão sobre a sociedade, aliando-a aos ensinamentos bíblicos. Neste ano, a produção tem como tema "O Povo Brasileiro", que abordará a alegria, luta, perseverança, resistência e a fé de uma sociedade que acredita em dias melhores e sempre está em busca de soluções para os problemas, mesmo em meio às dificuldades. Segundo o produtor do espetáculo, Fílipi Lima, será um olhar sobre as peculiaridades de uma nação que nunca desiste daquilo que acredita. "Queremos destacar um povo que acredita no ser humano e no potencial de cada um. Sob o olhar dos sertões, representaremos pelos cenários, figurinos, encenações desde a riqueza cultural até as mazelas sociais. De forma poética, por meio da música, dança e tradições, vamos envolver a plateia, a fim de despertar o Cristo que há em cada um", descreve.
Inclusiva
Esta será a primeira edição inclusiva do espetáculo. Isso porque, além dos espaços reservados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, algo já acrescentado no ano anterior, haverá intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e audiodiscrição durante toda a apresentação. Tais recursos ajudarão aqueles que possuem deficiência auditiva e visual a compreenderem a história.
Outra novidade é a disposição do palco, que serão três frontais com passarelas que interligarão as estruturas, e, somadas, terão 40 metros de comprimento. A intenção é que as cenas ocorram de forma intercalada, criando um efeito de amplitude cênica.
A exposição "20 Anos de Passos" contempla o ciclo de atividades comemorativas ao espetáculo, que ao longo deste período marca a vida tanto dos que se envolvem nas produções quanto daqueles que a assistem. A mostra traz fotografias, cartazes, figurinos, croquis e a história de todo o processo de produção.
A equipe está comprometida com a finalização dos preparativos, e o ritmo dos ensaios está cada vez mais intenso, em vista da proximidade do espetáculo, que a cada ano atrai um número maior de público. Segundo o produtor, a estimativa é receber 10 mil pessoas. "O grupo está se reunindo quatro vezes por semana, e todos os setores estão finalizando os preparativos para mais uma edição que promete emocionar o público", finaliza Lima.